Projeto “Mama Nenê” realiza palestra sobre dentição infantil


Data de publicação: 28/08/2019

Hoje (28), o projeto “Mama Nenê”, do curso de Enfermagem da FJN, realizou uma palestra com a dentista do NASF - São Miguel, Dra. Patrícia Amanda Andrade, falando sobre os cuidados com a dentição infantil, orientando as mães sobre o que podem fazer – desde incorporar novas rotinas de higiene e alimentação, até mudar determinados hábitos nocivos à dentição das crianças, para que seus filhos cresçam com dentes fortes e saudáveis.

“Ainda há muitos pais, infelizmente, que também desconhecem a importância de tratar da saúde bucal da criança desde seu nascimento. Consideram que dente de leite não tem importância. Mas isso é um grande engano. Hoje, o odontopediatra tem uma nova perspectiva sobre a primeira dentição. Ao cuidar desde cedo dos dentes da criança, estimulando a correta higienização já nos primeiros anos de vida, também está prospectando um futuro mais saudável para essa pessoa”, afirma a Dra. Patrícia Amanda.

Sobre o projeto

“Mama Nenê” é um projeto do curso de Enfermagem da Faculdade Juazeiro do Norte, que teve início em janeiro de 2019 e os atendimentos acontecem uma vez ao mês no Centro de Empreendedorismo e Inovação, onde está instalada a Clínica Escola de Enfermagem – Cuidar FJN. O projeto é realizado numa parceria com os alunos do Estádio Supervisionado, com a pediatra Lourdes de Araújo e toda a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Miguel. Nesse projeto, já foram atendidas mais de 100 crianças com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança até os dois anos.

“O Mama Nenê é uma ferramenta de estímulo ao aleitamento materno até 2 anos de idade, conforme o preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Com isso garantimos mais benefícios para a saúde do bebê”, explica a pediatra Lourdes de Araújo.

Segundo a enfermeira Cíntia Nadhia, responsável pela Clínica Escola de Enfermagem, esse projeto ressalta a importância da amamentação, favorece a construção e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, o desenvolvimento neuromotor infantil, a melhoria no desempenho escolar, a redução da mortalidade infantil e melhor qualidade de vida.