Resultado de pesquisa da UNIJUAZEIRO vira capítulo de livro


Data de publicação: 21/10/2021

A pesquisa buscou reduzir a toxicidade do cloreto de mercúrio em modelos microbiológicos e vegetais

O egresso do curso de Farmácia do UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, Agledison Vieira do Nascimento, sob orientação do professor Aracelio Viana Colares, teve o resultado de sua pesquisa transformado em capítulo de livro. A publicação aconteceu no exemplar Ciências Biológicas: desenvolvimento em pesquisas aplicadas, de 2021, da editora e-Publicar. A pesquisa é resultado do projeto de Iniciação Científica desenvolvido na Instituição de Ensino Superior (IES).  

Intitulado como Análise da Fitoproteção do α-Bisabolol Contra Toxicidade do Cloreto de Mercúrio (HgCl2), o estudo teve como objetivo avaliar a capacidade do α-bisabolol em reduzir a toxicidade do cloreto de mercúrio em modelos microbiológicos e vegetais, através de mecanismos antioxidante e quelantes. A pesquisa contou com a parceria do laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da URCA - Universidade Regional do Cariri.  

“Essas pesquisas possuem grande relevância ambiental, pois permitem a busca de compostos naturais no processo de minimização dos danos ambientais causados pela contaminação por metais pesados”, destaca o coordenador do curso de Farmácia da UNIJUAZEIRO, Alberto Malta. 

A UNIJUAZEIRO fomenta seus alunos para irem além da sala de aula, trabalhando o ensino, pesquisa e extensão. Com isso, além de preparar os melhores profissionais, é possível devolver para a sociedade uma parcela do que é trabalhado dentro da classe. 

Clique aqui para ter acesso ao livro.