O coordenador do curso de Sistema de Informação da UNIJUAZEIRO preparou algumas dicas
Em um estudo publicado no início deste mês pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi constatado que mais de 80% dos brasileiros tem medo de sofrer golpes ou fraudes no universo online. Este número chama atenção pois, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em 2020, foram registrados mais de 11 mil golpes pela internet. Um aumento de 198,1% em relação a 2019.
Com o avanço da tecnologia e uma conversão quase universal para o online, caminhamos para nos conectarmos cada vez mais com o virtual. Seja com reuniões, entretenimento, serviços bancários ou redes sociais online. Com este progresso, é primordial que tenhamos segurança em nossos dados para evitar danos.
A UNIJUAZEIRO - Centro Universitário de Juazeiro do Norte, oferta o curso de Sistema de Informação, que em paralelo a estes avanços, ganha cada vez mais força no mercado de trabalho. O coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UNIJUAZEIRO, Alday Pinheiro, preparou cinco dicas de como proteger seus dados no mundo digital. “Espero que com essas dicas você esteja mais preparado para se proteger de possíveis fraudes”, destacou.
1. Crie senhas fortes
Na hora de pensar qual senha você vai colocar em um cadastro online, evite palavras que possam facilmente serem descobertas (nomes, sobrenomes, datas de nascimento, etc). Tente também sempre mesclar letras, números e caracteres especiais, como o arroba, exclamação ou sinal de porcentagem. Isso dificulta fraudadores de utilizarem softwares automatizados para descobrir sua senha.
2. Não clique em links estranhos
Todos nós já recebemos um link prometendo ganhos de brindes, cupons de desconto ou até mesmo dinheiro! Muitas das vezes, essa é uma tática utilizada para infiltrar seu smartphone ou computador instalando aplicativos maliciosos. Neste caso, Antes de clicar em um link que você recebeu no Whatsapp, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social, converse com a pessoa que te mandou. Pergunte de onde ela conseguiu essa informação. Tente conseguir o máximo de informações possíveis para você analisar se aquilo que está sendo divulgado é uma oferta sincera ou apenas mais uma tentativa de fraude.
3. Troque constantemente suas senhas
Muitas vezes, por algum problema de segurança, um aplicativo, site ou plataforma pode acabar vazando as senhas para hackers maliciosos. Por isso sempre recomendo a todos que troquem suas senhas de forma frequente. Tente também não repetir as senhas de um aplicativo para outro e até mesmo ativar a verificação de segurança em duas etapas sempre que possível.
4. Não acredite fielmente nas mensagens que receber
Ao conversar com alguém online sempre há uma chance de que a pessoa com quem você está conversando não é a pessoa que você acha que é. Assim você não deve confiar fielmente no que está sendo dito pela pessoa do outro lado da tela. Isso não vale apenas para estranhos, mas também para pessoas conhecidas. Observo diversos casos onde o fraudador consegue assumir controle sobre o Whatsapp de uma pessoa e pede dinheiro para diversos conhecidos e família da vítima. Para se proteger neste sentido, se você está recebendo uma mensagem estranha, tente ligar para a pessoa, seja por chamada de voz ou de vídeo. Fale com ela diretamente, assim você terá a certeza se aquele pedido é real ou apenas uma tentativa de fraude.
5. Saiba sempre como agir
Caso você seja uma vítima de fraude é preciso que você tenha clareza de como agir. Primeiro, avise aos seus amigos e família, pois o criminoso procurará explorar esses laços para o ganho dele. Em seguida troque suas senhas em outros aplicativos, mesmo que você tenha sido comprometido em apenas um aplicativo é importante trocar as senhas nos demais para evitar que o problema se espalhe. Por fim, denuncie! Procure a delegacia de polícia mais próxima e registre a ocorrência, mesmo que no momento seja algo que pareça ser besteira. Você ainda não sabe todas as consequências que possam acontecer devido à fraude, então é preciso que a ocorrência esteja devida registrada junto aos órgãos de segurança pública.