Após o Dia Nacional da Alfabetização, UNIJUAZEIRO reforça a importância da aprendizagem
A alfabetização é um dos pilares mais importantes para a formação do indivíduo na sociedade. No último domingo (14), o Brasil comemorou o Dia Nacional da Alfabetização e com esta data, o UNIJUAZEIRO - Centro Universitário de Juazeiro do Norte, traz para o debate a dimensão de importância que o processo de aprendizagem tem em nossa vida.
“A alfabetização é a oportunidade em que o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever. Outro processo é o letramento que se ocupa da função social da leitura e escrita adquirida. Mesmo sendo processos complexos devem caminhar juntos e entender o encantamento se que processa nessa fase, seja para crianças, jovens ou adultos; em tempos propícios aos novos saberes”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIJUAZEIRO, Edna Belém.
Segundo dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, de 2019, o Brasil está próximo de cumprir a meta de alfabetização estabelecida pelo PNE – Plano Nacional de Educação. Em 2019, o número de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever era de 6,6%, a meta era 6,5. Entretanto, esta meta deveria ter sido atingida em 2015.
A professora Edna destaca a importância do trabalho dos professores no processo de alfabetização. “´É oportuno evidenciar o trabalho dos professores alfabetizadores que, com talento indiscutível para garimpar os tempos adequados para o melhor desenvolvimento e aproveitamento desse processo”, destaca.