UNIJUAZEIRO lança cartilha sobre violência contra a mulher


Data de publicação: 25/08/2021

Cartilha sobre Gêneros e Violências foi elaborada em parceria com a Frente de Mulheres do Cariri 

Em agosto de 2021, a lei Maria da Penha completa 15 anos. Ela é considerada umas das três mais eficazes do mundo no enfrentamento a violência contra mulheres. No Brasil, o mês de agosto foi dedicado ao enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, e é chamado de Agosto Lilás. 

No curso de Direito da UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, é frequente a reflexão sobre a temática. Em julho, foi realizada uma roda de conversa virtual para alunos e comunidade sobre a violência contra as mulheres. Na tarde de ontem (24), em parceria com a Frente de Mulheres do Cariri, a UNIJUAZEIRO lançou a cartilha sobre Gêneros e Violência.  

Apenas de janeiro a julho deste ano, segundo o Governo Federal, o disque 180 registrou cerca de 40 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher. Outras violações somaram aproximadamente 10 mil casos neste intervalo. Estes dados reforçam a importância deste trabalho, desde a prevenção a violência, até o enfrentamento, punição para os agressores e amparo para as mulheres vítimas dos maus tratos. 

A docente do curso de Direto e integrante da Frente, Andrea Furtado, reforça que a luta contra a violência deve ser diária. “A violência contra mulher não deve ser debatida ou ter suas repercussões sociais restritas ao Agosto Lilás, pelo contrário essas reflexões se impõem à sociedade como urgentes e cotidianas, tendo em vista que para além do campo individual, a violência contra mulher é responsabilidade de toda a sociedade”, disse.