Em alusão ao Setembro Amarelo, ação contará com campanha de doação de sangue e palestras
O mês de setembro é dedicado a prevenção e combate ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo. Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro como dia Mundial da Prevenção do Suicídio e escolheu a cor amarela para representar a causa, surgiu assim o Setembro Amarelo.
Em alusão a campanha, a UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte promove, durante todo este mês, ações que reforçam a valorização da vida. Em parceria com o Hemoce - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, professores, colaboradores e alunos são convidados a salvar vidas por meio da doação de sangue. A Instituição também elaborou, por meio do curso de Psicologia, um ciclo de palestras sobre a valorização da vida, que beneficiará alunos, colaboradores e público externo, com palestras sobre a temática.
O coordenador do curso de Psicologia da UNIJUAZEIRO, Julio Barros, exaltou a campanha Setembro Amarelo e destacou a importância de um acompanhamento psicológico. “É sempre importante valorizar a vida. O acompanhamento por um psicólogo, por meio da terapia, é uma das formas de cuidar e proteger a mente. É necessário também entender que quem carece de ajuda, necessita da empatia, motivação, ânimo, para, assim, obter forças e vencer suas dificuldades”, destacou.