UNIJUAZEIRO recebe exposição sobre a Festa de Santo Antônio


Data de publicação: 25/11/2021

Ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Barbalha e é aberta para a comunidade  

A UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha, recebe uma exposição sobre a tradicional Festa de Santo Antônio. A festividade ao padroeiro da terra dos verdes canaviais está registrada no Livro das Celebrações do IPHAN como patrimônio imaterial da cultura brasileira (Registro n. 09, fl. 36). 

Na abertura do evento, na quinta-feira (25), a partir das 17h, Socorro Luna, conhecida nacionalmente como a "solteirona de Santo Antônio", estará no evento e sorteará "kits milagres" e o famoso "chá casamenteiro". A exposição faz parte do "Projeto Lendas - Semana do Patrimônio Cultural: um direito dos povos", que integra o calendário de responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior (IES).  

Além disso, por meio do curso de Direito, a UNIJUAZEIRO promoverá debates sociojurídicos em torno da exposição dos elementos culturais que levaram ao reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio da Barbalha como patrimônio imaterial da cultura brasileira, buscando, também, promover a democratização do acesso aos bens culturais. Haverá mediadores para auxiliar na explicação da exposição.  

A ação acontece de 25 a 27 de novembro, no bloco A da unidade São Miguel da UNIJUAZEIRO, que fica na rua São Francisco, 1224, São Miguel, em Juazeiro do Norte.